![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgijHSqiUR_BVnoWKIEBbj7n7qo80x6-uwAqZ0nJusT5YQTSEMDzjMyD4wsWk2sER3INzCxN3-cM701hxkjfb-NHiKU72f-ghtgE8v5_ENxdvhsWd3qyRxoiGD78vpgLv7atVQKL8pz4DtC/s320/lixo.jpg)
Toda fase de produção começa na extração que se resume na exploração de recursos naturais. Segundo pesquisas 33% 4dos recursos naturais do planeta foi destruído nas últimas três décadas. Nesse processo, para a fabricação do papel, é extraída a polpa de madeira de árvores, principalmente Pinus e Eucalipto. Além dessa destruição na natureza, pessoas estão envolvidas, pois elas que vivem nesses lugares, onde acontece a exploração, não tem valor nenhum para o governo, porque não possuem e nem compram muitos produtos. Devido a esse preconceito e por não terem alternativas, elas, em sua maioria, vão trabalhar nas industrias (processo de produção) e são alvos de intoxicação devido as químicas usadas na constituição dos produtos.Um produto que vira lixo em pouco tempo vale uma vida? Estou certa que não e aposto que esses produtos não têm muita importância, pois já que viram lixo rapidamente não deve ter muito valor.
A segunda fase desse 'sistema consumista' é a produção. Esse processo é formado pela transformação de energia, de materiais tóxicos e de recursos naturais pelo o certo produto. No exemplo que estou dando ao longo do texto o papel essa transformação acontece com a utilização da energia, da polpa de madeira e das químicas, o KRAFT, madeira em cavacos com hidróxido de sódio e sulfeto de sódio que dissolve a lignia (licor negro), liberando a celulose como polpa de papel de maior qualidade. Como citado no parágrafo acima a maioria das pessoas que trabalha nessas fabricas de produção tem problemas de saúdes, como asma e câncer. E o lixo, tem nesse processo? Tem e muito e os donos (da maioria) dessas empresas não se satisfazem de poluir somente um meio ou o ar ou a água, eles poluem os dois com as químicas, gases e etc.
Após a produção vem a distribuição. Esse processo é o que leva os produtos da onde quer que eles estejam para o supermercado mais próximo de você. Voltando ao papel, muitas pessoas acham muito caro R$20,00 em um pacote com 500 folhas de sulfite eu também achava até ver que vinte reais não paga nem a locomoção
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaql5LVfn5poZx3YHVWDtMser1gqdXTSVZsoD2qIM3Uiv4RDKYoGZeFvIeqFLboY1V6Fc8rHpYuj3eHw5ewzze0zcJTqMhq53HbemUtxzOzIElGoTyemEImadAAaeE8S_9IfqhS5Af-Uyi/s320/desmatamento.jpg)
Claro que em todo esse processo não poderia faltar o consumo. 99% das coisas que compramos é lixo em menos de 6 meses. O papel é um produto de obsolescência planejada, ou seja, criado para jogar fora. No consumo não podíamos deixar de falar dela da MÍDIA. Ela nos influencia o dia todo e sempre esta falando que a gente esta errada que nosso cabelo, nossa unha, nossas roupas são feias e sabe qual é a solução para isso? Sim, sim as compras. Ela faz a nossa cabeça para comprarmos tudo o que se passa na tevê, propagandas, programas para que os donos das marcas, dos estabelecimentos, das fabricas enriqueçam. E após pouco tempo já está enchendo nossa cabeça novamente para comprarmos novos produtos.
Tudo o que consumimos não desaparece assim do nada... Vira Lixo!Ele é despejado em aterros ou são incinerados e depois são jogados em aterros. Porém esses dois meios poluem o ar, solo, água e ainda alteram o clima do nosso planeta.O processo de incineração, não é nada mais nada menos do que a queima do lixo.Quando queimado, o lixo é liberado todos os tóxicos da fase de produção,porém juntamente com esses tóxicos é liberada a Dioxina, a maior substâncias tóxicas que existe.Então quer disser que quando vamos nos livrar dos produtos que compramos que não tem mais valor não estamos “liberando” a substância química mais poluidora no ar? Sim, é isso mesmo. Já que é isso qual é a diferença de colocarmos uma corda em nosso pescoço e pular e soltar no ar que respiramos a Dioxina? É duro de escutar isso mais é a pura verdade, infelizmente. E a reciclagem?Não ajuda?Ela ajuda a diminuir o lixo e reduzir a pressão para minerar e colher(extração). Mas só ela (reciclagem)não é suficiente. Grande parte dos produtos não podem ser reciclados como: sacolas de papel plastif
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhfmD3Fb3v4Ut53a02wvEQwnU6mff303jp69ukTgZ8e-oB0MW3BAOxvwC_N7Zf4-yjOVg4vEWCRevnpo89kGCAsdeTpYoEsUzkpHBoN4Pepp_c6nRlc06w8FCWojOifhjZMK2HRSzOm4fyf/s320/peixiinho.gif)
Após toda essa observação vimos que o consumo tem relação com impactos ambientais, sociais e na saúde. Para acabar/diminuir com esses impactos as empressas que retiram, por exemplo, árvores da natureza devem praticar o reflorestamento, o governo deveria investir na fiscalização contra a extração dos recursos naturais ilegalmente ou na criação de empregos para todos, mas além das empressas e do governo fazerem isso nós devemos nos conscientizar e diminuir o consumo conseqüentemente diminuir a poluição, a produção de lixo, pois ao comprar um produto estamos nos matando.
Gabriela Palhares nº14
Marina Masiero nº26
Samantha nº33
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir