quinta-feira, 12 de março de 2009

XAXADO... O que isso?


Você deve estar se perguntando: o que é Xaxado?! Xaxado, além de um nome engraçado, é um tipo de dança nordestina, muito praticada pelos cangaceiros. Esse nome foi dado devido ao barulho que as sandálias fazem ao arrastar no chão. Surgiu em 1930, mas quem criou é uma pergunta até hoje, ninguém sabe se foram os indígenas devido a fila indiana que é feita na dança ou se foram os nordestinos por causa das roupas usadas ou até mesmo portugueses. Essa dança não tem nenhuma relação com a economia, com a propanganda e nem com o comércio, por isso provavelmente você nunca ouviu falar no xaxado. Para que o Xaxado seja mais valorizado e conhecido precisária de divulgação.






Mas afinal onde essa dança "arretada" é praticada?!Ela é praticada em salões grandes,ao ar livre ou até mesmo em academias que ensinam esta pratica (vejam o video no final do Blog).Nessa dança, todos ficam em fila sem dar volta, avançam o pé direito em 3 ou 4 movimentos do lado, puxam o esquerdo. Tudo isso arrastando os pés, falando pode até parecer fácil, mas precisa de muita prática.




Essa dança é bem velhinha, tem mais ou menos 79 anos, e com o tempo algumas mudanças aconteceram. Uma delas é que antigamente apenas os homens praticavam essa dança, já hoje em dia as mulheres também praticam, pois além do fato de quererem maior integração social na dança, hoje em dia a mulher assumiu outro papel diante da sociedade e do casamento.





Para serem realizadas as apresentações, além dos dançarinos, são necessários alguns instrumentos. Como: sanfona, gaita, argola de rife, pífano, fole de oito baixos e zabumba. As roupas usadas nas apresentaçõe de Xaxado são iguais dos cangueceiros, roupas bem engraçadas, chapéus grandes, cintos largos, sandalias de couro.









Hoje em dia, o Xaxado está perdendo suas características. Essa dança representa uma das únicas heranças culturais deixadas pelo cangaço, movimento tipicamente nordestino e parte do folclóre, precisamos assim preserva essa cultura para que as próximas gerações possam vive-la e não apenas estuda-la.













Se você quiser saber mais
sobre as aventuras do
Xaxado leia Turminha
do Xaxado, uma revistinha
muito interessante.







CURIOSIDADES: O Xaxado é tão importante que até a Biologia está presente nele, através do movimento, como por exemplo, de dobrar o joelho (passo mais feito) onde o musculo reto da coxa (o maior musculo da coxa - frontal)se contrai e o bíceps femoral relaxa.Isso se chama antagonismo muscular (nao tem nada a ver com anta viu!!),antagonismo significa simplificadamente ao contrário. Sempre em qualquer movimento que voce faça ocorre um antagonismo muscular, sempre um par de musculos. Ao lado veja o músculo reto da coxa.




Mas afinal o que é um musculo contraído? Os nossos músculos são divididos em fibras musculares que são conjuntos de células alongadas. Dentro dessas fibras existem miofibrilas, fibras dos músculos que tem as unidades funcionais do musculo, chamados de sarcômeros.Esses sarcômeros possuem dois tipos de proteinas, a miosina e a actina, que ficam intercalados entre si.Quando recebem estimulos do sistema nervoso as actinas deslizam sobre as miosinas (veja a imagem ao lado)fazendo assim o musculo contrair.




Mas e para se movimentar como o corpo faz? Em todos as 'pontas' de musculos há tendoes que ligam-os com os ossos.Assim quando um musculo contraido os tendões puxam o osso realizando o movimento.No caso do movimento de dobrar o joelho, o tendão ligado ao musculo reto da coxa puxa o femur.Ufaaa... Após tantos nomes difíceis acho que acabamos. Ainda não, falta a produção de energia afinal precisamos dela o tempo todo!

A energia é produzida atravez da respiração celular, onde entra glicose e oxigenio(O²) na celula que produz ATP(energia), gas carbonico(CO²) e H2O(agua).A molécula de ATP guarda(estoca) energia produzida atravez desse ciclo.Só há produção de energia quando é degradado o ATP.Porém há 2 formas de produzir energia:com O²(aeróbico) que utiliza gordura para produção ou se necessita de energia rapidamente utiliza glicogenio (glicose) e a outra forma é sem O²(anaeróbico) que utiliza o ciclo glicólise(queima de glicogenio) para produção de ATP com a produção de ÁCIDO LÁTICO,tóxico, que causa fadiga muscular.Quando o exercício termina, esse ácido é oxidado,volta a circulaçao de oxigenio no músculo trabalhado,e forma ATP ou gliconeogenese,gicose de novo.

Além da biologia, outro estudo científico que pode ser encontrado no xaxado é a física, para você ver que ele é muito importante. A física pode ser encontrada quando o dançarino levanta e abaixa o pé. Existe uma força chamada força da Gravidade que faz com que objetos sejam atraídos uns pelos outros, dependendo da massa ( quantidade de matéria ) que os constitui, ou seja, ela "puxa" os corpos para baixo. Mas onde é que isso entra na dança xaxado? Muito simples, como a gravidade puxa os corpos para baixo, para que a dança seja realizada é necessario que os músculos puxem, por meio de tendões, os ossos da perna para cima, assim agindo contra a gravidade. Tudo isso apenas para que a perna suba. Já a decida é mais fácil, os músculos sempre atuam em pares, um para puxar o osso para cima e outro para faze-lo voltar (antagonismo muscular, já explicado) e além disso a gravidade também ajuda, porque puxa o corpo para baixo. Viu como da para se aprender dançando?


























8 comentários:

  1. eu gostei!!!!!muito legal

    ResponderExcluir
  2. Oi gente!
    Chegeu no blog de vocês! Está muitolegal,parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante! Ficou muito bem explicado! Parabéns...
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada a todos por terem comentado e se interessado pelo xaxado!E tambem por terem reconhecido nosso trabalho!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Bom eu estou aqui para responder as perguntas para o debate...
    Então vamos lá...
    Muitas coisas que eu uso estao em programas que assisto,por exemplo,roupas, maquiagens , penteados e etc...Porém nunca ficam iguais em mim.Um exemplo que me aconteceu nessas férias foi o fato de eu te ido em uma livraria e ter comprado um livro que ensina a passar maquiagem ...Cheguei toda entusiasmada em casa abri o livro e fui seguindo passo a passo mas nao ficou igualzinho ao da foto (e nem chegou perto.. =/).Eu citei o o exemplo da maquiagem mas há varios outros como vestidos,blusas,calças, que você ve nas propagandas de revistas mas quando você exprimenta nunca fica igual (dá até raiva..!)ahahah...
    A segunda pergunta quando eu estava lendo eu achei a mais difícil, pois o q eu uso que nao esta em progagandas(sendo imposto pela mídia)??...Ai eu parei para pensar que na maioria tudo o q muitas pessoas tem em casa (eu..)foram vistas em propagandas, filmes, progamas ,revistas e etc...
    Ja a terceira pergunta é mais facil de responder... Um produto de estética que eu uso é o Isotrexin porém ele pode provocar ardor, irritação, eritema, descamação e sensação de picada, que podem ocorrer no local da aplicação ( implica no impacto sobre a saúde).Esse Gel contem em sua composição Butilhidroxitolueno,alcool etílico e hidroxipropelcelulose, isotretinoina, eretromicina e excipiente.Como Funciona?"Isotretinoína é uma forma ácida da vitamina A. Ela estimula a divisão celular na pele e reduz a produção de queratina.E ajuda na descamação da pele e previne a formação de acne lesões (comedões). Acne é causada pelo bloqueio das glândulas sebáceas. Acne é causada pelo bloqueio das glândulas sebáceas. Isto conduz a uma acumulação de óleos naturais da pele (sebo). As bactérias na pele alimentam de sebo e os produtos que produzem resíduos inflamar ainda mais as glândulas sebáceas, causando acne. Como bactérias na pele alimentam de sebo e os produtos que produzem resíduos inflamar ainda mais como glândulas sebáceas, causando acne. Irritante substâncias podem vazar para a envolvente da pele causando mais inflamação. Irritante substâncias podem vazar para a envolvente da pele causando mais inflamação. A ação da isotretinoína combata as mudanças que ocorrem no acne. A ação da isotretinoína combata como mudanças que ocorrem sem acne. Eritromicina é um membro da família dos antibióticos macrólidos. Eritromicina é um membro da família dos antibióticos macrólidos. Ele interfere com a produção de proteínas que bactérias necessidade de multiplicar e dividir. Ele interferir com a produção de proteínas que bactérias necessidade de multiplicar e dividir. Isto inibe a capacidade das bactérias para crescer (ou seja, que tem uma ação bacteriostática). Isto inibe a capacidade das bactérias para crescer (ou seja, que tem uma ação bacteriostática). Ao controlar bacteriana números, a inflamação da acne podem ser reduzidas. Ao controlar bacteriana números, uma inflamação da acne podem ser reduzidas."(http://www.tiscali.co.uk/lifestyle/healthfitness/health_advice/netdoctor/archive/100001382.html)

    Bom acho que é isso...

    Bjoss***
    Máá

    ResponderExcluir
  6. Professora!!! desculpa!!
    Eu não consegui responder as questões ontem!
    Bom.. Eu não se ainda posso responder... Mas vou tentar...
    Ai vai..

    A maioria das roupas e acessórios que eu utilizo são baseados nas roupas e acessórios de atrizes que eu gosto, mas eu tento sempre colocar algo diferente para dar um toque meu... Por exemplo, quando eu vou para a escola com um penteado diferente, geralmente eu me baseo em um penteado de algum filme ou serie de televisão, mas sempre coloca um prisilha ou uma tiara para não ficar igual ao da atriz.
    Além de me basear em estilos de diferentes atrizes eu tenho o meu próprio estilo que muitas vezes não aparece em propaganda ou qualquer programa que passe na televisão, depende do dia. Tem dia que eu acordo com vontade de vestir algo completamente diferente ai eu visto o que vem na cabeça, tem dia que eu não quero ficar muito tempo na frente do armario tentando algo novo.
    A terceira pergunta pede para eu escolher um produto para estética que eu uso, e eu escolhi falar sobre a maquiagem. Depois das maquiagens serem produzidas, antes de ir para o mercado devem ser testadas e é ai que está o problema. Muitas empresas de comesticos fazem seus testes em animais e se nós formos pela lógica, os produtos ainda não foram usados em ninguém, ou seja, eles podem causar problemas sérios de pele, ou até mesmo causar a morte desses animais, pois os componentes químicos encontrados nesse produtos, quando misturados uns com os outros, ao ter contato com a pele pode causar inflamaçoes, que podem causar feridas e estas podem muitas vezes inflamar passando a ser um problema interno.
    Bom.. acho que é isso.
    Por favor professora! Me desculpe mesmo...

    Bjoziitos*
    ;*

    ResponderExcluir
  7. Opa esqueci de assina!!
    O comentariio ai de cima foi da Gabriela Palhares ok?
    Bjoziitos*
    ;*

    ResponderExcluir
  8. Eu também não tinha visto que tinha que responder as perguntas até o dia 4, só vi hoje...
    Eu uso algumas coisas que vejo em programas, desfiles....essas coisas, mas outras coisas apesar de estarem na moda eu não gosto muito...e não uso....
    Eu resolvi falar sobre o perfume, um perfume é a soma de diferentes matérias-primas, que interagem de maneira diferente, de acordo com o período de duração do perfume. O conjunto dessas matérias-primas forma a fragrância que é a principal matéria-prima do perfume.

    Um perfume deve ser avaliado por várias horas na pele, pois seu odor varia a medida que o tempo passa após sua aplicação.

    Ao aplicarmos uma fragrância sobre a pele, o que sentimos nos primeiros 15 minutos são as chamadas “notas de saída” – estas são as notas mais frescas e voláteis.

    Depois de um tempo começamos a sentir as “notas de corpo”, que podem durar de 3 à 4 horas. São importantes porque harmonizam as demais notas e definem a personalidade do perfume.

    As últimas percepções de um perfume são compostas pelas chamadas “notas de fundo”. Esta são as responsáveis pelo tempo de duração na pele do perfume (podendo ficar até mais de 8 horas na pele).

    Bjs, Samantha nº33

    ResponderExcluir