terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Sem interesses...Só nosso Planeta!






Em consequência do que ocorreu ao longo dos anos (séculos... XV... XVIII... XX...), hoje, somos uma sociedade muito avançada, porém com muitos problemas.





Você já parou para pensar o quanto somos influenciados pela mídia? Você já pensou quando tudo isso começou? E os problemas ambientais, você acha que isso tem alguma ligação com a mídia? Se eu te disser que sim e que tudo isso começou a séculos atrás, na época imperialista (séc XVIII-XIX) você acreditaria? ... Pois bem.
No século XVIII, o liberalismo econômico marca a descoberta do motor a vapor.
O capitalismo industrial intensificou-se com a expansão em direção a outros países, pois havia necessidade de um mercado consumidor. Este foi um passo decisivo para a expansão do capitalismo, agora no mundo inteiro. O mundo foi dividido em países desenvolvidos, centro d
o sistema capitalista, e paises subdesenvolvidos, chamados de países periféricos.
Como conseqüência desse deslocamento, houve um grande movimento de imigração de pessoas que iam a distantes cidades ou países a procura de emprego. Isso facilitou o desenvolvimento do transporte.
Com o surgimento de grandes empresas, aumenta a concorrência entre países e a disputa por consumidores e matéria prima. Para poder gerar grande consumo por parte da população, os sócios e donos da empresas investiam em divulgações do determinado produto. Assim, eles conseguiam um aumento muito grande de produção, que traz o barateamento dos produtos. Com a liberdade comercial os burgueses enriqueceram muito e com os altos lucros começaram a vender “pequenas partes” de suas empresas, chamadas ações que garantiam o lucro do dono da empresa e dos acionistas. Quanto mais produtos eram necessários para satisfazer o consumo da população, mais eram necessárias as retiradas de matéria prima da natureza. Isso causou um grande impacto ambiental, que desde então só vêm se agravando. Este está desequilibrando nosso ecosistema, destruindo nossas florestas, que são necessárias tanto para nossa sobrevivência quanto a dos animais.
O imperialismo incorporou todo o canto do mundo pela expansão em direção a outros países ricos e pobres. De tanto explorarem as matérias-primas da europa, tiveram a necessidade de procurar outros lugares como o sul da África e o oriente, e foi onde a encontraram além do tão desejado mercado consumidor. Esse período foi chamado de Neocolonialismo (neo=novo).
A principal característica do neocolonialismo foi o imperialismo, que é nada mais que a imposição cultural, que ocorreu quando os europeus colonizaram o sul da África e a Oceania, onde faziam propagandas e sem perceber as pessoas faziam o que eles queriam e compravam seus produtos. Desde daí que observamos o começo da influência das mídias na sociedade atual. Vendo que seus negócios estavam crescendo, estes começaram a investir na ciência para que os pesquisadores descobrissem novos métodos de produção e seus lucros aumentassem, cientistas como Malthus, Darwin, Pasteur e Spencer atuaram nesta época, século XIX.
Em 1798, Thomas Malthus publica a obra “Um ensaio sobre o princípio da população” e é o primeiro a estudar a seleção natural.
No fim do século XIX Darwin publica “A origem das espécies”, formula a teoria da evolução e forma-se o Darwinismo social, no auge do capitalismo. De acordo com sua teoria os mais aptos são recompensados, e ao defender que o homem é um primata da mesma forma que o macaco vira alvo de polemicas e charges.
Pasteur derruba a teoria da geração espontânea, é responsável pelo nascimento da medicina cientifica. Aprofunda seus estudos no campo sanitário, agropecuária e na área hospitalar, e no século XX defende que os homens não são iguais, capitalismo literal, o oposto ao Darwinismo social.
Herbert Spencer é quem populariza os termos “evolução” e “sobrevivência do mais apto”, de Darwin, e formula a idéia de que a sociedade é um organismo que se transforma em um processo de evolução.
Com tantas descobertas e novas tecnologias a população não percebe que por trás disso tudo há os problemas que elas trazem a nós e a natureza, como a poluição de rios e do ar por industrias e carros, a eliminação de lixo em excesso, devido o consumismo exagerado, trazido pelos burgueses, etc.
Com a expansão mundial do capitalismo industrial, ocorrem transformações socioeconômicas e político-culturais nos países periféricos, mas os problemas ambientais se agravam com o aumento das ferrovias, das exportações européias e a descoberta de novos meios de comunicação, já que tudo isso influenciava o consumo exagerado que leva a muita produção de lixo e de gases poluentes nas industrias desses novos meios de comunicação e dos produtos que eles irão divulgar. Na era imperialista, o que os países desenvolvidos queriam era maior mercado consumidor, o que os leva a criar as multinacionais, ou seja, se instalam filiais da empresa em todo o mundo, aumentando ainda mais o consumismo e os ataques ao meio ambiente. O desenvolvimento tecnológico aconteceu por causa das descobertas cientificas e técnicas, que influenciaram ainda mais o crescimento das industrias, a maior produção de produtos e o maior consumo, já que as empresas que vendiam mais eram as que ultilizavam mais rapidamente as novas descobertas. Essa super produção causou uma depressão econômica, pois havia muito produto para pouco consumo. A população começou a acusar o liberalismo econômico, e as pessoas começaram a defender o intervecionismo do Estado na economia.
Na época neo-capitalista, ocorreram grandes e importantes acontecimentos, como a Seg. Guerra Mundial, o Pós-Guerra, etc... Foi durante a Seg. Guerra, que ocorreu o projeto Manhattan (1942) que levou os Estados Unidos à um grande avanço tecnológico e bélico.
Logo em seguida, iniciou-se o período Pós-Guerra, onde o acontecimento mais marcante foi a Guerra Fria, onde EUA e URSS começaram uma disputa implacável pela ocupação do lugar de maior potência mundial. Porém esse ‘posto’ só era assumido por aquele que tivesse
poder de influência sobre mais países e tivesse as armas mais perigosas e avançadas. Assim, começaram a criar armas mais poderosas, como a bomba atômica, que é mais um fator que prejudica o meio ambiente.
O mundo estava sob a ameaça de uma guerra nuclear. No EUA, que era capitalista, houve uma prosperidade econômica, com o aumento do comércio internacional, devido à mecanização da produção e à criação das telecomunicações. Isso levou o mundo à globalização. Com isso, os EUA passaram a ter maior influência sobre os outros países, em se tratando de consumismo. Além disso, os bancos passaram a financiar algumas empresas.
Os EUA, a Europa e o Japão (toyotismo) tiveram maior comunicação, graças à internacionalização do comércio.
Ainda na época neo-capitalista, ocorreu a revolução tecno-científica, onde houve um avanço dos meios de telecomunicação. Além disso, graças ao neoliberalismo, produtos diversificados eram produzidos em celas de produção; e graças à biologia, foi criado o projeto de Genoma.
No seculo XIX, a ciencia e a tecnologia juntamente da industria geraram novas tecnologias como a luminaçao eletrica, o gramofone, os automoveis,etc...Elas trouxeram uma nova concepçao de vida (urbana,individualista e consumista),havendo assim uma presença maior cada vez mais da industria na vida das pessoas.O que podemos disser que não é tao diferente dos dias de hoje, porem a diferença é que a industria já faz parte da nossa vida.Tudo o que temos em casa é industrializado,pense em 20 coisas que não sejam...dificil não?!?Cocerteza 20 coisas que são fica muito mais facil.
Já no seculo XX, houve a descoberta do raio x,pelo Wilhelm Conrad Roentagen.Esta descoberta foi o ponto de partidapara a Segunda Revoluçao Cientifica, que diferentemente da primeira (seculo XVII),tinha teorias complicadas e sofisticadas que eram o conhecimento necessario para a revoluçao tecnologica.Nessa Revoluçao houve a divisão dos cientistas entre os de espirito nobre e os de espirito mercantil.
Tambem com a descoberta do raio x veio tambem o estudo da radiotividade por Rutherford.Atraves de seus estudos ele fez sua teoria atomica moderna que desncadeou a primeira reação quimica.
Atraves de todos esses fatos historicos percebemos que estam todos ai presente por causa de uma único motivo : sim.. nosso planeta!Acada dia estamos acabando mais e mais com ele.. seja por meio de exploraç
ao ou por meio de poluiçao o fato é que estamos! Se estamos todos reunidos é por que o homem cometeu erros no passado e concerteza hoje vamos concerta-los ou ao menos tentarmos.
Na nossa humilde opniao ,de adolecentes que ainda cursam a escola, todos os representantes dos paises podiam assinar um tratado com uma meta pra a reduçao de emiçao de poluentes na atmosfera.O mais importante do que assinarem é comprirem. Além de compromissos assim cada pais de seu jeito poderia tambem fazer propagandas concientizando a população dos danos ao nosso planeta que podem trazer uma simples compra sem necessidade.

Marina Masiero, Gabriela Palhares,Samantha,Vitoria e Thaina