segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Piercing


Decidir fazer um piercing pode parecer uma coisa simples, mas o ato de pendurar enfeiteis em lugares ás vezes nada usuais deveria exigir muita reflexão, ainda mais para os jovens, que estão mais motivados a cada dia a seguir essa tendência.
As restrições dos médicos quando ao uso do piercing são similares, já que o processo é parecido, exigindo a perfuração da pele.
A necessidade de produção de um orifício traz a incoveniente formação de cicatriz que, para ser retirada, exige o uso de cirurgia plástica e, em alguns casos, dependendo do local, não pode ser removida nem mesmo com esse procedimento.
O risco maior do piercing é o de criar possibilidade de infecções, tanto imediatamente após a perfuração como com o tempo, em consequência de má higienização do local. Ela pode levar a rejeição do material e ao surgimento de um processo infeccioso que exija a adoção de antibióticos e a retirada do piercing por procedimento cirúrgico.
Lembram ainda os médicos que a maioria das pessoas opta por colocar o piercing em locais como orelha, língua, umbigo, proximo da sombrancelha ou na região genital, que nem sempre podem ser removidos sem deixar sequelas.
Quando colocado na língua, se a pessoa não for extremamente cuidadosa na higiene bucal, corre o risco de acumular pequenos detritos alimentares, que podem gerar infecções, gengivite e problemas mais tarde.

Os especialistas não entendem porque não usar um piercing imantado que se pode colocar e tirar na hora que desejar e que não traz qualquer risco a saúde ou o arrependimento do usuário.
Victória Castro nº 35 9°D

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Suicidas

Só de assistir uma propaganda da uma vontade de comprar o produto, mas você já parou para pensar no que tem por trás dele? Plástico, Madeira, Papel, etc. Será que só isso? Não têm químicas, destruição, complicações de saúde de pessoas? Com certeza e o preço que você paga é realmente o custo do produto? Para responder melhor essas perguntas vamos utilizar um simples produto o papel(de árvore nativa).

Toda fase de produção começa na extração que se resume na exploração de recursos naturais. Segundo pesquisas 33% 4dos recursos naturais do planeta foi destruído nas últimas três décadas. Nesse processo, para a fabricação do papel, é extraída a polpa de madeira de árvores, principalmente Pinus e Eucalipto. Além dessa destruição na natureza, pessoas estão envolvidas, pois elas que vivem nesses lugares, onde acontece a exploração, não tem valor nenhum para o governo, porque não possuem e nem compram muitos produtos. Devido a esse preconceito e por não terem alternativas, elas, em sua maioria, vão trabalhar nas industrias (processo de produção) e são alvos de intoxicação devido as químicas usadas na constituição dos produtos.Um produto que vira lixo em pouco tempo vale uma vida? Estou certa que não e aposto que esses produtos não têm muita importância, pois já que viram lixo rapidamente não deve ter muito valor.

A segunda fase desse 'sistema consumista' é a produção. Esse processo é formado pela transformação de energia, de materiais tóxicos e de recursos naturais pelo o certo produto. No exemplo que estou dando ao longo do texto o papel essa transformação acontece com a utilização da energia, da polpa de madeira e das químicas, o KRAFT, madeira em cavacos com hidróxido de sódio e sulfeto de sódio que dissolve a lignia (licor negro), liberando a celulose como polpa de papel de maior qualidade. Como citado no parágrafo acima a maioria das pessoas que trabalha nessas fabricas de produção tem problemas de saúdes, como asma e câncer. E o lixo, tem nesse processo? Tem e muito e os donos (da maioria) dessas empresas não se satisfazem de poluir somente um meio ou o ar ou a água, eles poluem os dois com as químicas, gases e etc.

Após a produção vem a distribuição. Esse processo é o que leva os produtos da onde quer que eles estejam para o supermercado mais próximo de você. Voltando ao papel, muitas pessoas acham muito caro R$20,00 em um pacote com 500 folhas de sulfite eu também achava até ver que vinte reais não paga nem a locomoção
da fabrica de produção até a loja e não paga também o espaço que ele ocupa na prateleira. Como então os preços podem ser tão baixos? Os donos dos lugares de distribuição (supermercado, lojas e etc.) pagam salários mais baixos aos funcionários e restringem o seguro saúde sempre que podem(isso é chamado de exteriorizar custos). Novamente voltamos à pergunta será que um produto vale um funcionário ficar sem seu seguro saúde? Imagine como sendo você o funcionário. Você gostaria que seu salário fosse reduzido e retirado seu seguro saúde só para outras pessoas comprarem produtos mais baratos? Você talvez ao menos iria exigir seus direito não?!? Elas só não fazem isso, pois correm o risco de serem demitidas e no país em que vivemos há vários desempregados assim seria fácil para o dono do estabelecimento contratar outra pessoa para substituí-la.

Claro que em todo esse processo não poderia faltar o consumo. 99% das coisas que compramos é lixo em menos de 6 meses. O papel é um produto de obsolescência planejada, ou seja, criado para jogar fora. No consumo não podíamos deixar de falar dela da MÍDIA. Ela nos influencia o dia todo e sempre esta falando que a gente esta errada que nosso cabelo, nossa unha, nossas roupas são feias e sabe qual é a solução para isso? Sim, sim as compras. Ela faz a nossa cabeça para comprarmos tudo o que se passa na tevê, propagandas, programas para que os donos das marcas, dos estabelecimentos, das fabricas enriqueçam. E após pouco tempo já está enchendo nossa cabeça novamente para comprarmos novos produtos.

Tudo o que consumimos não desaparece assim do nada... Vira Lixo!Ele é despejado em aterros ou são incinerados e depois são jogados em aterros. Porém esses dois meios poluem o ar, solo, água e ainda alteram o clima do nosso planeta.O processo de incineração, não é nada mais nada menos do que a queima do lixo.Quando queimado, o lixo é liberado todos os tóxicos da fase de produção,porém juntamente com esses tóxicos é liberada a Dioxina, a maior substâncias tóxicas que existe.Então quer disser que quando vamos nos livrar dos produtos que compramos que não tem mais valor não estamos “liberando” a substância química mais poluidora no ar? Sim, é isso mesmo. Já que é isso qual é a diferença de colocarmos uma corda em nosso pescoço e pular e soltar no ar que respiramos a Dioxina? É duro de escutar isso mais é a pura verdade, infelizmente. E a reciclagem?Não ajuda?Ela ajuda a diminuir o lixo e reduzir a pressão para minerar e colher(extração). Mas só ela (reciclagem)não é suficiente. Grande parte dos produtos não podem ser reciclados como: sacolas de papel plastif
icadas, papel de embrulho com camada de outro material, papel celofane usado em buquê de flores, toalhas de mesa de papeis, papeis com o uso caseiro, como guardanapos, lenços, papel higiênico e etc.

Após toda essa observação vimos que o consumo tem relação com impactos ambientais, sociais e na saúde. Para acabar/diminuir com esses impactos as empressas que retiram, por exemplo, árvores da natureza devem praticar o reflorestamento, o governo deveria investir na fiscalização contra a extração dos recursos naturais ilegalmente ou na criação de empregos para todos, mas além das empressas e do governo fazerem isso nós devemos nos conscientizar e diminuir o consumo conseqüentemente diminuir a poluição, a produção de lixo, pois ao comprar um produto estamos
nos matando.


Gabriela Palhares nº14
Marina Masiero nº26
Samantha nº33