quinta-feira, 12 de março de 2009

XAXADO... O que isso?


Você deve estar se perguntando: o que é Xaxado?! Xaxado, além de um nome engraçado, é um tipo de dança nordestina, muito praticada pelos cangaceiros. Esse nome foi dado devido ao barulho que as sandálias fazem ao arrastar no chão. Surgiu em 1930, mas quem criou é uma pergunta até hoje, ninguém sabe se foram os indígenas devido a fila indiana que é feita na dança ou se foram os nordestinos por causa das roupas usadas ou até mesmo portugueses. Essa dança não tem nenhuma relação com a economia, com a propanganda e nem com o comércio, por isso provavelmente você nunca ouviu falar no xaxado. Para que o Xaxado seja mais valorizado e conhecido precisária de divulgação.






Mas afinal onde essa dança "arretada" é praticada?!Ela é praticada em salões grandes,ao ar livre ou até mesmo em academias que ensinam esta pratica (vejam o video no final do Blog).Nessa dança, todos ficam em fila sem dar volta, avançam o pé direito em 3 ou 4 movimentos do lado, puxam o esquerdo. Tudo isso arrastando os pés, falando pode até parecer fácil, mas precisa de muita prática.




Essa dança é bem velhinha, tem mais ou menos 79 anos, e com o tempo algumas mudanças aconteceram. Uma delas é que antigamente apenas os homens praticavam essa dança, já hoje em dia as mulheres também praticam, pois além do fato de quererem maior integração social na dança, hoje em dia a mulher assumiu outro papel diante da sociedade e do casamento.





Para serem realizadas as apresentações, além dos dançarinos, são necessários alguns instrumentos. Como: sanfona, gaita, argola de rife, pífano, fole de oito baixos e zabumba. As roupas usadas nas apresentaçõe de Xaxado são iguais dos cangueceiros, roupas bem engraçadas, chapéus grandes, cintos largos, sandalias de couro.









Hoje em dia, o Xaxado está perdendo suas características. Essa dança representa uma das únicas heranças culturais deixadas pelo cangaço, movimento tipicamente nordestino e parte do folclóre, precisamos assim preserva essa cultura para que as próximas gerações possam vive-la e não apenas estuda-la.













Se você quiser saber mais
sobre as aventuras do
Xaxado leia Turminha
do Xaxado, uma revistinha
muito interessante.







CURIOSIDADES: O Xaxado é tão importante que até a Biologia está presente nele, através do movimento, como por exemplo, de dobrar o joelho (passo mais feito) onde o musculo reto da coxa (o maior musculo da coxa - frontal)se contrai e o bíceps femoral relaxa.Isso se chama antagonismo muscular (nao tem nada a ver com anta viu!!),antagonismo significa simplificadamente ao contrário. Sempre em qualquer movimento que voce faça ocorre um antagonismo muscular, sempre um par de musculos. Ao lado veja o músculo reto da coxa.




Mas afinal o que é um musculo contraído? Os nossos músculos são divididos em fibras musculares que são conjuntos de células alongadas. Dentro dessas fibras existem miofibrilas, fibras dos músculos que tem as unidades funcionais do musculo, chamados de sarcômeros.Esses sarcômeros possuem dois tipos de proteinas, a miosina e a actina, que ficam intercalados entre si.Quando recebem estimulos do sistema nervoso as actinas deslizam sobre as miosinas (veja a imagem ao lado)fazendo assim o musculo contrair.




Mas e para se movimentar como o corpo faz? Em todos as 'pontas' de musculos há tendoes que ligam-os com os ossos.Assim quando um musculo contraido os tendões puxam o osso realizando o movimento.No caso do movimento de dobrar o joelho, o tendão ligado ao musculo reto da coxa puxa o femur.Ufaaa... Após tantos nomes difíceis acho que acabamos. Ainda não, falta a produção de energia afinal precisamos dela o tempo todo!

A energia é produzida atravez da respiração celular, onde entra glicose e oxigenio(O²) na celula que produz ATP(energia), gas carbonico(CO²) e H2O(agua).A molécula de ATP guarda(estoca) energia produzida atravez desse ciclo.Só há produção de energia quando é degradado o ATP.Porém há 2 formas de produzir energia:com O²(aeróbico) que utiliza gordura para produção ou se necessita de energia rapidamente utiliza glicogenio (glicose) e a outra forma é sem O²(anaeróbico) que utiliza o ciclo glicólise(queima de glicogenio) para produção de ATP com a produção de ÁCIDO LÁTICO,tóxico, que causa fadiga muscular.Quando o exercício termina, esse ácido é oxidado,volta a circulaçao de oxigenio no músculo trabalhado,e forma ATP ou gliconeogenese,gicose de novo.

Além da biologia, outro estudo científico que pode ser encontrado no xaxado é a física, para você ver que ele é muito importante. A física pode ser encontrada quando o dançarino levanta e abaixa o pé. Existe uma força chamada força da Gravidade que faz com que objetos sejam atraídos uns pelos outros, dependendo da massa ( quantidade de matéria ) que os constitui, ou seja, ela "puxa" os corpos para baixo. Mas onde é que isso entra na dança xaxado? Muito simples, como a gravidade puxa os corpos para baixo, para que a dança seja realizada é necessario que os músculos puxem, por meio de tendões, os ossos da perna para cima, assim agindo contra a gravidade. Tudo isso apenas para que a perna suba. Já a decida é mais fácil, os músculos sempre atuam em pares, um para puxar o osso para cima e outro para faze-lo voltar (antagonismo muscular, já explicado) e além disso a gravidade também ajuda, porque puxa o corpo para baixo. Viu como da para se aprender dançando?